Prémio Escolar do Ano Europeu do Património Cultural

Prémio

EscOlar

AEPC2018

Como participar

1. Natureza dos trabalhos a realizar

O Prémio propõe aos docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e dos Ensinos Secundário e Profissional que realizem com os seus alunos atividades pedagógicas de pesquisa, seleção e análise de aspetos do Património Cultural Europeu (material ou imaterial) que os levem a produzir duas apresentações em formato digital:

• Uma apresentação de um/a aspeto/vertente do património cultural da sua comunidade local ou do património cultural português;
• Uma apresentação de um/a aspeto/vertente do património cultural europeu.

As apresentações deverão destacar as características mais relevantes dos aspetos /vertentes escolhidos e o seu valor enquanto herança cultural. Poderão ainda enunciar medidas ou comportamentos dos cidadãos que possam proteger, valorizar ou desenvolver os domínios focados no trabalho.

Os conteúdos deverão ser apresentados num ou em vários dos seguintes formatos: texto, vídeo, áudio, fotografia, ilustração e infografia, elaborados pelos concorrentes ou selecionadas em fontes expressamente citadas. Todos os recursos são da total responsabilidade dos seus autores, bem como opiniões expressas pelos mesmos.

As apresentações poderão ainda incluir convites dirigidos a outras escolas participantes, desafiando-as a realizarem comentários ou responderem a questões colocadas pelos autores do trabalho.

2. Submissão das Candidaturas

Para submeter os trabalhos, os docentes das escolas participantes deverão preencher o formulário de candidatura e registá-los na plataforma digital da iniciativa. Para a validação das candidaturas, os conteúdos incluídos deverão respeitar as seguintes especificações técnicas relativas a cada formato:
• Texto – máximo de 3 textos para cada apresentação, num máximo de 900 caracteres por texto (incluindo espaços), exportados em formato PDF (*.pdf) e submetidos diretamente no formulário usando o campo indicado.
• Vídeo – um vídeo por apresentação (incluindo ou não áudio), com duração máxima de 3 minutos, resolução mínima de 720p (1280x720 px) a 25 fps (fotogramas por segundo), carregado na plataforma YouTube (www.youtube.com), publicado online e o seu URL copiado para o campo indicado no formulário de candidatura.
• Áudio – uma peça áudio por apresentação, com a duração máxima de 3 minutos, carregada diretamente no formulário usando o campo indicado, no formato MP3 (*.mp3), com amostragem de 44100 Hz Stereo a 16 ou 24 bits e com qualidade mínima de 160 Kbps e máxima de 192 Kbps.
• Fotografias, ilustrações e infografias – um máximo de 20 imagens de cada um destes formatos, por apresentação, cada uma com dimensão mínima de 5.0 MP (4:3): 2592 x 1944 px, mas nunca ultrapassando os 3MB (megabytes) de tamanho, com o formato JPG (*.jpg), submetidas diretamente no formulário usando o campo indicado.

3. Prémios

Os prémios das escolas vencedoras serão os seguintes:
• Prémio Escolar AEPC 2018 – 3º Ciclo do Ensino Básico - atribuído à escola que apresentar o trabalho distinguido pelo júri - tablets gráficas e livros.
• Prémio AEPC 2018 – Ensino Secundário e Profissional atribuído à escola que apresentar o trabalho distinguido pelo júri - tablets gráficas e livros.
• Prémio à escola do 3º Ciclo do Ensino Básico que apresentar o trabalho com maior número de menções positivas da parte do público - tablets gráficas e livros.
• Prémio à escola do Ensino Secundário que apresentar o trabalho com maior número de menções positivas da parte do público - tablets gráficas e livros.

As escolas premiadas serão convidadas a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, a 8 de junho de 2018.