Prémio

EscOlar

AEPC2019

enviado a | 07.06.2019

Agrupamento de Escolas de Nisa

Equipa: Nice

salut, l'europe!

Descrição

Salut, l’Europe!

“Salut, l’Europe!” tem como autores a Ana Isabel, a Beatriz, a Júlia, a Madalena e o Rodrigo, do 10º ano, turma B. Com o Projeto Erasmus+ e a Biblioteca Escolar, neste projeto multidisciplinar, alertam para a necessidade do estudo, salvaguarda, valorização e divulgação do nosso Património Imaterial. Aqui, o tempo encontra-se... para novamente ligar Nisa e a tradição grega, evocando a deusa Nice, para nos unir em torno de um projeto europeu de preservação do que de melhor temos: o encontro de Povos e de Culturas.

Localmente, privilegiamos a Arte do Saber Fazer, dando destaque à Olaria de Nisa e, no plano europeu, a arte de celebração da Vida, através da dança Sirtaki, versão simplificada da dança Hasapiko, com origem na Idade Média.

O nosso compromisso: desenvolver o conhecimento através da diversidade cultural, pela afirmação da necessidade da sua sobrevivência e suscitando o encontro dos povos; desenvolver a apreciação crítica dos valores locais e europeus; comprometer-se com iniciativas socioculturais e de intervenção, envolvendo parceiros da comunidade local.

Património Imaterial - Nisa e a Olaria

Nisa, Alto Alentejo, distrito de Portalegre. Ter-lhe-á o seu nome sido dado pelos monges guerreiros vindos de Nice (França), que aqui se fixaram por altura do povoamento deste território? De forma surpreendente, registamos que Nice era o nome da deusa grega, deusa da Vitória, da Força (que em grego se escreve ?????? e em italiano Nizza)! Nisa, uma História feita de luta e de sobrevivência, que nasce no século XIII, e é sinónimo de riqueza no seu artesanato. Daqui destacamos a beleza das peças de barro, de que é possível encontrar referências que remontam ao seculo XVI. Sem fundamento científico, lemos que as nobres donzelas bebiam um golinho de água fresca do pucarinho de Nisa, após o que trincavam um pedacinho de barro para tornar alva a sua pela, e ser bem visível o azul das linhas das veias aristocráticas...

São apenas três, os oleiros que mantêm viva a tradição desta arte, em Nisa! Queremos mostrar à Europa e ao Mundo a importância da sua continuidade. Temos parceiros connosco... e o Futuro é já ali!

Património Imaterial – Grécia (Apta) e a dança Sirtaki

A emoção de um voo calmo até ao berço da civilização ocidental... Após a calorosa receção pelos professores e alunos da escola anfitriã, a Escola de Música de Apta, fomos envolvidos pela alegria da dança Sirtaki (ou Syrtaki)! Ainda na Grécia, procurámos informação, aprendemos a dançar e trouxemos para Nisa as mais doces memórias, voando nas asas da deusa Nice!

O nosso compromisso é também divulgar! E esta é, provavelmente, uma das danças gregas mais conhecidas no mundo! Com inspiração na dança Hasapiko, dança tradicional com raízes em Constantinopla, na Idade Média (como já foi referido), é dançada em linha ou em círculo, com as mãos colocadas nos ombros do vizinho. Curiosamente, a versão hoje tão divulgada deste tipo de dança remonta à década de 1960 quando foi criada pelo músico grego Mikis Theodorakis para o filme “Zorba the Greek”. Dos mais novos aos mais velhos, todos dançam, numa harmonia perfeita!

Uma lição de preservação e continuidade para que o Futuro encontre sempre o Passado!



património nacional

saluteuropeolaria.pdf

descarregar

património europeu

saluteuropesirtaki.pdf

descarregar