Prémio

EscOlar

AEPC2019

enviado a | 05.06.2019

Escola Básica e Secundária Professor Mendes dos Remédios

Equipa: Descobre-te em Nisa

uma realidade, várias perspetivas

Descrição

OBJETIVOS:

Desenvolver o espírito de curiosidade pelo património material e imaterial, local e europeu, mostrando que existem sempre várias perspetivas para a mesma realidade.



OPERACIONALIZAÇÃO

1) Todos os alunos do terceiro ciclo foram convidados a valorizar e promover o património edificado local, expressando-se de diferentes formas. Foi neste contexto que desenvolveram o projeto "Diferentes olhares sobre o mesmo espaço”, através do qual realizaram cartazes digitais e vídeos promocionais do concelho de Nisa e realizaram um workshop de Urban sketchers numa iniciativa que também envolveu os alunos da ES/3 Quinta das Palmeiras (Covilhã).

2) Paralelamente todos os alunos do terceiro ciclo refletiram sobre o património imaterial dos valores de matriz europeia: tolerância, igualdade ou fraternidade. Numa primeira etapa do projeto “Mais do que olhar, sentir” foi possível identificar situações-problema numa perspetiva local – violência no namoro - e internacional – questão dos refugiados. Depois desenvolveram-se algumas ações de intervenção em contexto escolar que promoveram o debate e a reflexão – exposições, colóquios, sessões de debate, … . Algumas das iniciativas foram desenvolvidas com o Centro para as Migrações do Fundão e com os demais estabelecimentos internacionais envolvidos no projeto Erasmus no qual se inseria o AE de Nisa.

Foram indicados os alunos que desenvolveram os melhores trabalhos.

património nacional

diferentes_olhares.pdf

descarregar

património europeu

mais_do_que_olhar_sentir.pdf

descarregar